Volkswagen Fusca – Anos 70

Em busca de se conectar mais fortemente com um tipo de consumidor considerado “mais exigente“, de “energizar a marca” e de aumentar a simpatia do público em relação à montadora, a Volkswagen do Brasil lança o novo Fusca.

A montadora se inspira nos anos 70 e 80 para comunicar o lançamento, de olho no consumidor “cool“, moderno e antenado, segundo explica o gerente executivo de marketing da Volkswagen do Brasil, Artur Martins. O Fusca já tem uma ligação emocional com o consumidor, que vamos explorar em nossa comunicação para que esse vínculo com o carro possa aumentar a simpatia do público em relação à Volks“, conta o executivo, que revela que a empresa está investindo entre R$ 15 milhões e R$ 20 milhões na comunicação do novo produto no país este ano.

A campanha, criada pela AlmapBBDO, teve início com teasers com o jogador Rivellino e com o apresentador Chacrinha, veiculados no final do ano passado (confira os teasers aqui).

Agora, a comunicação contará com filmes (em breve noClubeonline) – que estreiam no dia 25.02.2013 – peças para mídia impressa e internet. A estratégia passa pelo conceito “O carro voltou”, buscando resgatar as lembranças afetivas dos brasileiros em relação ao carro que foi líder de vendas no país por 24 anos, e também explorando a novidade do lançamento, destacando o novo modelo como “premium“, “tecnológico” e “cool“.

Também abordamos o fato de o Fusca ter evoluído tanto quanto o Brasil“, declara Cíntia Gonçalves, diretora de planejamento estratégico da AlmapBBDO.

Os filmes são protagonizados pelo apresentador Cazé Peçanha, ao som de “País Tropical“. O cenário traz o lançamento do novo Fusca para os anos 70, no Viaduto do Chá, em São Paulo. Nos comerciais, muitas pessoas “comuns” se admiram com as tecnologias do novo carro (como oBluetooth) ou mesmo com o design do automóvel: “Um carrão desse no Brasil?“, duvida um dos personagens. O jogador Rivellino e o humorista Mussum também aparecem, em cenas registradas na época.

Além do novo Fusca, somente Cazé é apresentado nos filmes como “um representante do século 21“. Ele encerra os comerciais com a frase: “Novo Fusca. Perfeito para o Brasil… de 2013.

Luiz Sanches, diretor geral de criação da agência, explica que foi feito um paralelo entre o novo momento do Brasil e o novo momento da Volks – que comemora 60 anos no Brasil em março. “O novo Fusca é o embaixador desta nova fase da montadora no país“, conta.

Os comerciais, produzidos pela Paranoid e dirigidos por Dulcídio Caldeira, estão passando por um trabalho detalhado de pós-produção, para reconstituir o ambiente dos anos 70: o Viaduto do Chá, por exemplo, “ganhará” pisos da época.

Entre os anúncios, um deles mostra ao leitor letra de “País Tropical”. Na frase “Tenho um Fusca e um violão”, que faz parte da música, depois de citado o modelo do automóvel, várias das suas novidades tecnológicas são descritas, antes de continuar com a letra da canção e suas outras estrofes.

Fichas Técnicas – Filme

Anunciante: Volkswagen do Brasil
Título: “Céticos” e “Brasil 70”
Produto: Novo Fusca
Diretores Geral de Criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches
Diretores de Criação: Renato Simões, Bruno Prosperi
Criação: Renato Simões, Bruno Prosperi, Pernil, André Gola
Produtora: ParanoidBR
Produtor executivo: Egisto Betti
Direção: Dulcidio Caldeira
Fotografia: Pierre de Kerchove
Rtvc: Vera Jacinto, Ana Paula Casagrande, Tais Olhiara, Rafael Motta e Diego Villas Boas
Trilha / Locutor: Raw Audio/ Paulo Ivo
Montador / Editor: Alex Lacerda
Finalizadora: Clan VFX
Atendimento: Fernão Cosi, Filipe Bartholomeu, Vanessa Previero, Ana Beatriz Moreira Porto, Aline Macedo, Olivia Tornelli
Planejamento: Cintia Gonçalves, Sergio Katz, Denis Camargo, Tatiana Weiss
Mídia: Paulo Camossa, Gabriel Queiroz, Danielle Vale, Claudio Knupp
Aprovação: Artur Martins, Ana Paula Lobão, Mari Negrini

via ccsp.com.br

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